sábado, 25 de julho de 2009

Porque algumas pessoas nunca são chamadas para entrevistas?

Amigos,

Vim aqui tentar ajudar sobre um assunto importante para estas listas.
Por favor, prestem atenção aos anuncios.
Recebo diariamente várias reclamações de moderadores e divulgadores com as seguintes reclamações:

* Coloco um anuncio para uma vaga, digamos, engenheiro, e recebo curriculo ate de psicologos.
Pessoas, panfletar o curriculo é pessimo. Mande-o somente para as vagas que se encaixam naquele perfil. As pessoas de rh não vão achar nada legal você responder um email de engenheiro com curriculo de psicologo. Eles pensam: "po, esse cara nao sabe ler? Eu disse Engenheiro." E pronto, deletam seu e-mail. Isso para não dizer quando eles ficam com uma pessima imagem de você e, mesmo que daqui ha uma semana tenham vaga para psicologos, JAMAIS vao te contratar. Afinal, você não sabe seguir regras, ler os emails, panfleta seu curriculo para qualquer um. Quem quer contratar alguem assim?
(Não estamos falando aqui das pessoas que se encaixam em várias vagas. Por ex, se voce é formado em administração, mas aceita ser recepcionista, e manda para a vaga de recepcionista tudo bem. O que estamos dizendo aqui é das pessoas que mandam o curriculo para qualquer pessoa que tenha uma vaga, nao importa do que for, com o intuito somente de que esta pessoa leia seu curriculo e encaixe voce em qualquer OUTRA vaga.)

* Eu divulgo uma vaga e mandam o curriculo para mim..
- Gente, vamos ler atentamente os anuncios. Eu mesma divulgo varias vagas, ainda escrevo no email POR FAVOR NAO ME ENVIAR CURRICULOS. Mas advinha? Recebo DEZENAS! Dai a pessoa perde a chance. Eu nao vou responder os emails dizendo NOVAMENTE qual o email, que eu nao recebo curriculo, etc. Eu deleto. As instrucoes estao no email. A pessoa nao leu direito... entao caimos na mesma coisa da regra acima. Quem vai querer contratar alguem assim?

* Muitas pessoas apenas clicam em respondem e anexam o curriculo.
- Gente, por favor. Vamos nos apresentar. Oi, meu nome e fulano, estou respondendo sobre a vaga abaixo. Mude o nome do ASSUNTO do email. Coloque o que consta no e-mail ou entao CURRICULO PARA A VAGA TAL. É simples!

* A gente faz de tudo para ajudar estas pessoas da lista e ela ainda reclamam!
- Queridos integrantes da lista, entendam uma coisa, antes de reclamar ou perguntar alguma coisa, lembrem-se:
* Vocês nao pagam por este serviço.
* Vocês colaboram mandando vagas?
* Vocês já leram o rodapé dos e-mails, que explica como sair da lista?

Outros esclarecimentos, repetidos:

* Não temos como separar as vagas por estados. Você recebe todos os emails, unitariamente ou em resumo, ou não receba nenhum.

* Se não consta a cidade, por favor, tenham INICIATIVA. Liguem e perguntem. Mandem um email PARA A EMPRESA perguntando, e não para a lista. As 4.000 do grupo não precisam receber suas duvidas e perceber sua incapacidade de se virar sozinho. Lembrem-se, as empresas buscam pessoas pró-ativas, e não pessoas que ficam esperando tudo "mastigadinho".

Outras Analises:

Não adianta enviar um currículo de uma formação para uma vaga de outra, achando que o seu currículo vai ser guardado numa pasta e se surgir uma vaga, te chamam. Isso é muito difícil, para não dizer impossível. Veja bem, se daqui há um mês a pessoa precisar de currículos para outra área, ela vai mandar um e-mail para a lista e pedir, não vai consultar um banco de dados, simplesmente porque ela não tem como ver se esta defasado ou não. Imagine que ele guarde 30 e-mails no banco de dados, você acha que ela vai entrar em contato com os 30 para ver se ainda estão desempregados? Não. É melhor o certo que o duvidoso. Vão consultar os currículos atualizados, enviados no dia, e não os antigos. Praticidade.

Sei que todos estão precisando muito de emprego, não estou aqui para julgar vocês.Não estou dizendo que vocês estão errados ou certos, estou apenas informando como a coisa funciona para que, ao enviar um currículo, você não crie esperanças a toda. Expectativa não realizada é frustante. Minha intenção é deixar bem claro a vocês como as coisas estão funcionando atualmente, para que vocês saibam como agir diante da situação atual do mercado de trabalho.

Não pensem que eu estou julgando vocês, que eu acho isso ou aquilo. Estou apenas repassando a informação. Sintetizei todas as reclamacoes recebidas e estou explicando a vocês. Eu não trabalho com rh, eu não procuro emprego. Eu apenas dedico um pouco do meu tempo de forma voluntária para ajudar os desempregados das listas que eu cuido. Portanto, não digam que eu sou má, que eu não tenho coração, que eu poderia guardar sim o currículo para consultar depois e etc... Eu sou voluntária. Eu criei uma lista no yahoo. As listas do yahoo são apenas formas de comunicação entre as empresas de rh e empresas com vagas e os desempregados. Portanto, não digam que as listas são mutreta, os moderadores são insensíveis ou irresponsáveis. Isso dói! A gente cria uma forma de unir vocês aos divulgadores de vagas e acabamos julgados e condenados por isso. Imagine que voce lê um anuncio no Globo sobre uma vaga envia o currículo e não é chamado. Você vai falar que o jornal não presta? Não né? Nos somos isso: um meio de comunicao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário