quarta-feira, 29 de julho de 2009

COMO CONTRATAR MELHOR

*Como contratar melhor*
*Aprenda a conduzir uma entrevista de emprego e a escolher o candidato ideal para sua vaga*
*Anna Carolina Oliveira | *Fonte: Revista ZAP



Incumbido de recrutar o novo membro da equipe, o entrevistador desempenha um papel de grande responsabilidade, afinal é ele quem vai decidir qual o candidato mais adequado para assumir uma posição dentro da empresa. Para isso, precisa entender as necessidades da vaga e ter a sensibilidade de identificar as qualidades do entrevistado.



Para ajudá-lo a conduzir essa atividade, o ZAP reuniu nove dicas dadas por especialistas em processos seletivos. Confira a seguir:



*1. CONHEÇA A VAGA*
Antes de convocar pessoas, o perfil da vaga deve estar bem definido. O entrevistador precisa conhecer as necessidades do empregador e quais responsabilidades ele pretende deixar a cargo do novo contratado. "É importante ter clareza do que a vaga exige", explica Tais Amaral, consultora da Cia de Talentos. Essa etapa é crucial, uma vez que durante todo o processo o selecionador deve avaliar se as características identificadas no candidato se adequam tanto ao perfil da empresa e da equipe quanto às competências exigidas pelo cargo.



*2. ANALISE AS INTENÇÕES
*Iniciada a entrevista, Vera Sylos, diretora da empresa de seleção de executivos Alexander Mann Brasil, aconselha a perguntar sobre a motivação da pessoa em relação àquela vaga. Isso porque, não raro, os candidatos vão à entrevista simplesmente para conhecer o processo de recrutamento da empresa ou, o que é pior, negociar o valor da remuneração do seu atual emprego. "Às vezes o profissional diz para o chefe que está quase conseguindo um trabalho em outro lugar apenas para ele oferecer um aumento salarial", conta.



*3. FAÇA PERGUNTAS POR COMPETÊNCIA
*Se o candidato parece realmente interessado na oportunidade oferecida, a próxima etapa consiste em saber se ele possui um perfil que se ajusta ao da cultura da empresa e ao exigido pelo cargo. Para isso, o selecionador deve investir mais da metade do tempo nas perguntas por competência. Elaboradas com a finalidade de avaliar experiências passadas, essas questões são importantes porque fazem o profissional se lembrar de episódios que considera significativos na sua carreira. Uma sugestão da consultora Tais é pedir para a pessoa descrever sua participação em um projeto desenvolvido no emprego anterior.



*4. EVITE PERGUNTAS FECHADAS
*Se as perguntas por competência são muito boas para avaliar a atuação e as qualidades do candidato, as questões fechadas dão margem para que o entrevistado responda apenas "sim" ou "não". Pior do que isso é limitar a conversa a indagações como "quais são suas qualidades?" ou "no que você ainda precisa trabalhar?". "Essas perguntas podem até ser feitas, mas é bom aprofundar o assunto", diz Vera.



*5. TIRE TODAS AS DÚVIDAS
*Não existe uma regra quanto ao tempo da entrevista. Ela pode durar desde alguns minutos ou até mais de uma hora, tudo vai depender do jeito que a conversa fluir. "Candidatos mais extrovertidos desenvolvem tranquilamente o assunto. Já os mais tímidos podem render menos na entrevista, por isso cabe ao selecionador fazer novas perguntas baseadas nas respostas que o candidato deu", aconselha Tais.



Outra dica é só encerrar o bate-papo quando todas as dúvidas já estiverem sanadas. "O selecionador deve se aprofundar em determinados pontos que estiverem causando confusão na sua cabeça", diz Vera.



*6. CONHEÇA AS METAS
*Outra questão fundamental é sobre os objetivos do candidato a curto e longo prazo. De acordo com Aline Cristina de Oliveira, analista de RH de Manpower, ter essas informações ajuda o selecionador a saber se a vaga de fato interessa ao profissional. "Os objetivos da pessoa devem conversar com os objetivos da empresa e, mais especificamente, com o tipo de cargo disponível. Muitas vezes o profissional vem para a entrevista motivado apenas pelo salário, não levando em consideração o tipo de trabalho que irá realizar."



*7. TESTE AS COMPETÊNCIAS
*Caso a vaga exija que o candidato fale mais de um idioma, é essencial o entrevistador testar as habilidades do profissional nessa área. É nesse momento que o selecionador deve conversar com a pessoa em outra língua e verificar se o nível de fluência indicado no currículo corresponde a verdade.



*8. FALE SOBRE A REMUNERAÇÃO
*Já no final da conversa, a pessoa que conduz a entrevista deve discutir algo de grande relevância: o salário. Além de perguntar sobre a remuneração atual, os bônus e benefícios do candidato, o selecionador precisa saber qual é a expectativa salarial do candidato. "Às vezes, se o valor é muito superior ao oferecido pela vaga, aquela pessoa, por melhor que seja, pode acabar ficando fora do processo", comenta Vera.



*9. MANTENHA A CONCENTRAÇÃO
*Se todas as dicas anteriores podem contribuir para uma boa entrevista, existe uma que ajuda mais ainda: saber escutar. De nada adianta o selecionador fazer as perguntas certas e pedir exemplos de experiências passadas se ele estiver alheio ao que o profissional diz. Por isso, preste muita atenção ao que pessoa está falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário