sábado, 25 de julho de 2009

Manual do Candidato e do Recrutador

Queridos,

Estou elaborando um manual para recrutadores e candidatos e preciso que vocês dêem uma lida e expressem suas opiniões, para que ao final tenhamos um manual pratico para todos. Obrigada


Recrutadores

1) Descrição da vaga

a) Como alguns grupos são mais abrangentes, incluem duas ou mais cidades, as vezes dois estados ou até mesmo todo o país. Desta forma, é muito interessante que no campo assunto consta qual a cidade ou estado da vaga oferecida. Se isso for difícil (as vezes são muitas vagas e dá muito trabalho) minha sugestão é bem simples: coloquem assinaturas nos seus e-mails. Automaticamente, no outlook ou webmail que vocês utilizam. Assim, ao sabermos aonde fica a empresa, já conseguimos ter uma idéia de cidade da vaga. Um bom exemplo de assinatura de e-mails:

Camila Almeida
Empresa X de RH
Av. Rio Branco xx sala xx – Centro – Rio de Janeiro

Pronto, já ajudou muito, e não dá trabalho, já que você só vai fazer uma vez a configuração padrão de sua mensagem.

c) Qualificações necessárias para vaga. Se é necessário saber excel, ou ser formado em engenharia de produção, por exemplo, é necessário que fique bem claro na vaga. E melhor ainda, para os próprios recrutadores, informarem que fora do exigido não será considerado. Muitos empregados estão desesperados. São formados em administração e acham que podem ser um bom gerente de vendas. Até podem, mas se a sua empresa-cliente exige que seja formado em marketing, que fique bem claro que só formados em marketing. Desta forma, nem o candidato nem o recrutador perde tempo.

d) Qualificações. Considere que existem milhões de candidatos que não se encaixam na vaga que você quer, mas que acreditam que podem se encaixar. Portanto, seja o mais detalhado possível. Informe o que é imprescindível que o candidato tenha e o que é bom que ele tenha. Sugiro que, ao ver com a sua empresa-cliente sobre esta vaga, lhe faça as seguintes perguntas:

Exigências:
Formado em adm de empresas, ou cursando após o 5º período.
Usuário de Excel avançado
Inglês intermediário
Disponibilidade para viajar

Preferível:
Inglês avançado

Se você não souber anunciar, não poderá reclamar da chuva de currículos que vai receber. Alem das exigências do cargo, deve informar também:
- Até quando pretende receber os currículos para aquela vaga
- Para que e-mail deve ser enviada a vaga, se no corpo do email ou em arquivo, e o que deve constar no campo ASSUNTO.
- Salário e Benefícios, assim como a forma de contratação (PJ, Carteira assinada ou Cooperativa)
- Se possível o bairro aonde a pessoa vai trabalhar. Assim, ela já verifica se é bom para ela, ou se não será possível. Evitar perda de tempo para ambos. Já pensou, o candidato é perfeito para vaga, você faz todo o processo seletivo (e demorado) com ele e no final ele não pode trabalhar na Barra da Tijuca pois mora em Vila Valqueire e faz faculdade a noite?

2) Considere que o desempregado não tem dinheiro. Não lhe peça um milhão de cópias, ou que fique o dia todo na agencia, a não ser que seja extremamente urgente. Ele pode não ter o dinheiro para se alimentar durante o dia ou para tirar as copias que você exige. Ele pode desviar este dinheiro de coisas como o aluguel ou a alimentação dele, e no final ele pode nem ser aprovado. Portanto, considere o que realmente é necessário para a entrevista e o que será necessário somente se ele for aprovado.

3) Pretensão salarial. Este é um assunto muito difícil. Pedir ao desempregado enviar a pretensão salarial é perguntar para ele “qual o mínimo que você aceita receber para trabalhar?”. Acho que as empresas de RH deveriam abolir esta prática. O desempregado está desesperado atrás de um emprego, pode ter uma qualificação muito melhor do que a do candidato B e muitas vezes ate acima da pessoa que esta entrvistando, mas só porque a pretensão dele é R$ 100 a mais, a empresa vai contratar o outro. VAGA não é jogo, não é leilão. Vaga de emprego não é mercadolivre aonde ganha o melhor lance. Se existe uma vaga já existe um valor que a empresa pretende pagar aquele funcionário. Portanto, esta prática de informar pretensão salarial é anti-profissional.

4) Tenha respeito pelo candidato. Envie um e-mail, peça para a secretaria ligar, mande uma carta, qualquer coisa, mas dê uma resposta ao candidato, mesmo se for que ele não foi aprovado. O seu emprego depende das pessoas desempregadas. Você esta empregado e ele não. Tenha consideração pelos outros. As empresas dizem que vão entrar em contato e não entram, isto é bastante desagradável. Ou então, simplifique: ao final da entrevista deixa BEM CLARO que entrará em contato caso ele seja aprovado ou não. VOCE ESTA TRATANDO COM PESSOAS que estão numa situação desfavorável em sua vida particular e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário