sábado, 25 de julho de 2009

PROCESSOS SELETIVOS E O RESPEITO PELOS CANDIDATOS

Por Marcos Simões

É muito comum candidatos reclamarem que as empresas não dão resposta sobre a finalização de processos seletivos. Os candidatos ficam uma verdadeira fera! Já vi muitas discussões sobre o assunto. Seria uma boa hora para comentarmos o assunto.

Comentaremos o assunto com base na frase do dramaturgo Nelson Rodrigues: "o conflito existe porque todos tem razão". Vamos entender os dois lados e explicar os motivos das reclamações e os motivos dos acusados.

As empresas nos últimos tempos enxugaram os seus quadros. Hoje trabalhamos por cinco pessoas.

Quem já possui 2 décadas de experiência como eu (acabei revelando a minha idade!) sabe que no passado sobrava tempo para fazer muitas coisas inclusive enviar uma carta para todos os candidatos que participaram dos nossos processos. Não somente eu mas a maioria dos profissionais de RH faziam isto.

Hoje a coisa mudou. Muitos departamentos de RH alegam não possuirem tempo para "alguns detalhes" muito importantes num relacionamento dito civilizado. Todo mundo gosta de ser respeitado. Gosta de atenção. Precisamos saber o que houve de errado. Este precisa ser o comportamento de ambas as partes. Processos seletivos são uma via de mão dupla.

Como é uma via de mão dupla seria fundamental que os candidatos também ligassem para avisar porque não comparecerão em datas marcadas. Porque não compareceram na data que iriam começar num determinado emprego. Observem que é muito comum também o desrespeito de candidatos em relação as empresas. Recentemente li um artigo de uma grande amiga questionando a postura ética de alguns candidatos. Num outro caso uma selecionadora reconhecida como uma pessoa muito doce ouvir barbaridades de uma candidata quando esta foi comunicada sobre a finalização do processo seletivo.

Pois bem, tudo isso não justifica o que anda ocorrendo. Existem várias formas de fornecer feedback e retorno em relação a finalização de processos seletivos. Algumas demandam mais tempo, dinheiro, tecnologia, etc. Não vamos discutir isto aqui. Mas o importante é este retorno ocorra.

Empresas e candidatos trocam impressões durante esta escolha mútua. Vendem uma imagem sobre o seu profissionalismo. O que as empresas estão vendendo com determinadas atitudes? O que determinados candidatos vendem durante as suas participações? Vamos pensar sobre isto?

Um forte abraço para todos e boa sorte para todos nós!

Marcos Simões é psicólogo organizacional com MBA em legislação trabalhista, marketing e gestão de pessoas (IAG Máster – Puc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário