quinta-feira, 23 de julho de 2009

De olho no quintal vizinho

De olho no quintal vizinho

Muitos consultores de carreira e analistas de Recursos Humanos ainda perdem um tempo precioso discutindo se estamos numa era de especialistas ou de generalistas. Nenhum dos dois. Estamos em tempo de multiespacialistas. Olhe para o lado e veja os indivíduos que você admira em sua empresa ou em sua profissão. Eles não se contentam em ser bons técnicos, eles são ótimos em tudo.

Pense em um diretor de criação de uma agência de publicidade? Geralmente, era um sujeito desleixado, que não estava nem aí para os clientes. Hoje, esses mesmos publicitários são sensacionais administradores, relações públicas, líderes de equipe, feras em marketing etc. tudo ao mesmo tempo.

Quer outro exemplo? Lembra-se do vendedor tirador de pedido? Hoje, os vendedores são ótimos consultores de negócio, analistas de mercado, relações públicas da empresa na comunidade, treinadores das equipes de seus clientes, analistas de informática, verdadeiros polivalentes. Os que continuaram apenas tirando pedidos ficaram para trás.

Então, você me pergunta: "Mas eu não dou conta de ser especialista, como poderei ser multiespecialista?" Como você sabe, Deus somente diz uma palavra: sim. Mas Ele não vai dizer sim para o que você pede, pois ele não é um pai mimador. Ele vai dizer sim para o que você acredita.

Se você disser: "Não vai dar para ser multiespecialista", Deus vai dizer sim e vai dar um jeito de ajudá-lo a continuar como é. Mas se você pensar: "Eu vou aproveitar essa dica e vou ser um multiespecialista", o Mestre vai ajudá-lo a encontrar uma forma de ser polivalente.

O caminho para a polivalência sempre passa pelos estudos e pelo conhecimento de profissionais de outras áreas. Cada vez mais é fundamental fazer cursos, participar de congressos, ler livros e revistas e conversar com pessoas que tenham experiência para ajudá-lo a evoluir. A educação é um diferencial competitivo essencial. É por meio dela que o profissional desenvolve a polivalência, mas o estudo só vai funcionar com uma atitude de abertura e interesse pelo que está acontecendo fora de seu quintal.

Fonte: Roberto Shinyashiki escritor e conferencista. Site: http://www.shinyashiki.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário